Escute seu cabelo - Acúmulo de produtos nos fios

17:12

"O cabelo não quer mais aceitar hidratação e parece que nada o penetra!"

Esta foi minha queixa na semana passada. Por 6 dias passei a gastar quase 1 hora para desembaraçar o cabelo debaixo do chuveiro e ao tocá-lo eu tinha certeza que iriam quebrar na hora de pentear. Os cachos? Pouquíssima definição mesmo utilizando leave in...
Foi aí que percebi: algo não estava certo. Mas o quê? A sensação que eu tinha é de que meus condicionadores e máscaras pararam de funcionar. Nem mesmo a queridinha Novex-Repositor de massa que falei AQUI parecia ter "poder" mais. Nesse momento decidi escutar meu cabelo. O que eu havia feito que mudou minha rotina? Aí que me lembrei de um óleo maravilhoso que deixa meu cabelo macio e reaviva cachos no dia seguinte. Em julho minha mãe havia ido para Europa visitar minha tia e trouxe de lá um "óleo nutritivo de reparação expressa" da marca poderosa Schwarzkopf.


 O produto realmente reaviva meus cachinhos no day after e imediatamente consigo fios maleáveis ao toque! Então como é que esta mudança, aparentemente incrível, na rotina me fez achar que meu cabelo havia morrido e que nada mais funcionava?
Já comentei com vocês que só uso shampoo a cada 10 ou 15 dias e faço cowash quando necessário (leia mais AQUI). Só que o negócio seguinte, quem faz uma rotina dessas deve evitar alguns ingredientes presentes em vários cosméticos capilares,tais como sulfatos, petrolatos e silicones insolúveis. Isso porque a lavagem com condicionador NÃO consegue dissolver os silicones!Para ver uma lista completa sobre o que se deve evitar, consulte a postagem feita no blog Burguesinha Suburbana clicando AQUI
Aí você me pergunta: Polly, você leu a composição do produto antes de usá-lo? É... Não. Você usou esse óleo em excesso? Um... Todas as vezes que quis meu cabelo bem maciozinho.
Foi vacilo, povo. Só tudo isso.
Mas vamos ao que interessa de verdade. O que foi que eu fiz quando percebi que o produto tinha Cyclometicone e Phenyl Trimethicone? Saí louca pesquisando como remover o excesso de silicone no cabelo. Descobri que os silicones tem esse poder de blindar os fios e quando usado em excesso somente um shampoo anti resíduos para tirar esse acúmulo de produtos nos fios.

Corri até a loja de cosméticos mais próxima, mas antes pedi sugestões às meninas do grupo "Crespas e Cacheadas do DF" e da Fan Page do Aumente O Volume. Sorry, sou dessas que só compro um produto com indicação porque odeio jogar dinheiro fora rs. Após a sugestão, optei por comprar o anti resíduos da Bioextratus. 
Meu povo... Que medo. O cabelo ficou rígido, áspero, imóvel e todas as redundâncias disponíveis para dizer que o bichinho ficou DURO. Me desesperei, mas imaginei que isso fosse normal,visto que iria remover tudo que é restico de produto nos meus fios. Para minha surpresa, após o enxágue completo passei o condicionador que amo e lá estavam meus cachinhos maleáveis de novo. Fiquei tão feliz que comecei a sorrir sozinha no chuveiro e já pensei na hora: escrever um post a respeito pode ajudar muita gente.
Só para esclarecer, esse tipo de shampoo não deve ser usado com frequência,pois, o mesmo tira muito o óleo natural do cabelo. Meu erro foi legítimo, usei silicone por diversas vezes e não o lavei com shampoo regular, ou seja, após o acúmulo só mesmo um potente para me salvar. É importante também ressaltar que qualquer um pode usar o anti resíduos! Basta ouvir e sentir seus fios para saber se eles precisam ser desintoxicados. Imagine, usamos tantos cremes, óleos, leave-in, pomadas etc, será que a cutícula de nossos fios não ficam sufocadas? Creio que sim.
Será que vou usar novamente o óleo? Sim, em dias que precisar amaciar os fios emergencialmente, MAS com certeza lavarei o cabelo com shampoo no dia seguinte. 
Resultado na noite em que usei o shampoo Bioextratus

Cachinhos definidos no dia seguinte
E vocês Volumeiras, têm escutado seus bebelos? Já fazem uso do anti resíduos? 

You Might Also Like

7 comentários

  1. lindonésima!!! valeu a dica! e tenho esse produto da Gliss Kur, alemão, também. De vez em quando meu cabelo fica durinho que só. Realmente, tenho que dar uma dose de anti-residuos nos meus belos. Bjkas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Noca, meu cabelo ficava lindo e macio todas as vezes que o passei, mas depois deu um efeito rebote terrível! Como fazemos CoWash, se pudermos evitar os silicones insolúveis, melhor. OU, lavar com shampoo no dia em que usá-los....

      Excluir
  2. Oi querida!!!!
    Obrigada por indicar meu Blog!!!!
    Já curti o seu também!!!

    Postagem excelente!!! Lindos cabelos crespos!!! AMO!!!

    Beijinhus
    http://burguesinhasuburbana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pelas informações :D
      Beijocas!

      Excluir
  3. Ahhh parece que tu adivinhou que estou passando por esse problema, meu cabelo tá muito muito seco e acontece exatamente isso, a hidratação não quer penetrar de jeito nenhum.
    Adorei o post, e a indicação! Vamos ver se eu consigo resolver esse problema né? hahaha
    Polly muuuuuuuuuuito obrigada pela vista, eu amei mesmo *-*

    Beijão da Pretinha

    http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu blog, várias dicas que eu preciso implementar rs. Sou meio perdida com o mundo "fashion". Depois me conta se deu certo o uso do anti resíduo antes da hidratação! :D
      Beijocas!

      Excluir
  4. Eu procuro usar um shampoo assim uma vez por mês. Aí depois de aplicar ele eu uso um condionador beeeem potente, sabe? Daqueles que parecem uma máscara? Lá no facebook tem um grupo indicada pra quem faz, ou quer fazer no poo e low poo. Lá tem uma lista gigatesca de produtos com silicones "solúveis", os famosos liberados. É mais uma dica de onde encontrar informações centralizadas sobre o assunto. Olha o link: https://www.facebook.com/notes/no-low-poo-iniciantes/silicones-e-etc/239979472792838
    Amo seu blog!
    ;****

    ResponderExcluir

recent posts

Like us on Facebook

Popular Posts