Black Girl Power - entrevista com Ligia Parreira da marca Devassas.com

16:56

Você já viu uma linha de roupas voltada para a mulher negra? Pois eu conheci uma esses dias. E não  é só qualquer negra não! É negra,brasileira e com pegada carioca.


Um dia desses eu estava vendo uma cobertura de um evento, Feira Negra, e vi uma mulher que explodia glamour, cabeleira e mostrava uma camiseta escrita Black Barbie.  Na hora pensei, "Puts! Uma Black Barbie deveria ser assim! Com curvas, cabelo nas alturas e glamour.Isso é que é mulher negra!" Mal sabia eu que a "modelo" era a criadora da linha de roupas Devassas.com. Curiei todas as fotos do perfil da linha e percebi que não era só uma marca e sim um conceito: Mulheres que se amam, se amam por inteira! 
Após tal descoberta, decidi entrevistá-la. Porque é óbvio que uma pessoa que cria uma linha poderosa enfatizando as características da mulher negra sempre foi poderosa! Oi? NÃO! Confiram a entrevista com Ligia Parreira e descubra como ela se achou. tanto em sua identidade e em suas criações.




Qual é a proposta do Devassas.com?
Diferente do que muita gente pensa, o nome da marca em nada tem a ver com pornografia. Vem do significado de devassar (
v. i. Invadir -aquillo que é defeso ou vedado-:. Divulgar. Tornar lasso. Tornar relaxado, licencioso. Pesquisar; penetrar: devassar segredosV. i. Ant. Fazer inquirição. Tirar devassa). Portanto, a proposta da marca é penetrar e colocar por terra todos os padrões esteriotipados sociais. É um convite bem humorado para reflexão e expressão de temas cotidianos como: auto estima, "girl power", racismo e preconceitos.
Quando eu criei a Devassas.com há uns 10 anos atrás, sentia a carência de referências negras na moda. A moda, especialmente a carioca, era ditada nas passarelas e nos editoriais, com casting de meninas arianas e o Rio de Janeiro em pauta, era o da Zona Sul. Era o auge da Gisele Bundchen, que apesar de linda, não representa a maioria das mulheres brasileiras. Como uma profissional de marketing e moda, vi que aquilo era uma forma de suprir essa carência.
Foi por isso que foi criada a mascote Lana Carolayne (nome dado por causa de um ouvinte de um programa de funk, que dedicava uma música pra filha com esse nome! Achei genial!). A Lana além de ter o cabelo crespo e com corte Black Power, tem curvas avantajadas: Seios, bunda e pernas voluptosas. Unindo características da mulher brasileira.. 
O papel da Lana é estampar em forma de protesto o lugar da negra na sociedade. Sendo Eva, Mulher Maravilha, Capa de revistas de moda como Vogue ou até sendo um objeto sexual mundial, como capa de Playboy. Ela foi criada pra ocupar lugares, que quase não são ocupados pelas negras. Ela é a bandeira da descentralização do padrão eurocêntrico.




Como a sua história a motivou para começar o projeto?
É engraçado de como a Devassas.com me ajudou a me descobrir. Quando criei a Lana Carolayne, eu tinha um cabelão de relaxamento e fazia uma linha brejeira, meio Sonia Braga, em Gabriela Cravo e Canela. Eu tinha aquele cabelo, mas hora alguma me questionava o porquê tinha ele. Eu chegava nos salões e simplesmente me diziam o que eu deveria fazer. Eu era adepta aquele "sustinho" na raiz. O meu cabelo sempre foi muito elogiado pelas pessoas, mas no fundo, eu queria uma coisa de mais personalidade. Era um vazio que eu tinha em mim, mas não entendia.. Transferia nas minhas criações, desenhando mulheres black, selecionando modelos com o cabelão que eu admirava e sonhava, mas acreditava piamente que não poderia ter.
Até que um dia, o relaxamento de ondas acabou com o meu cabelo. E eu não aceitei de jeito nenhum ter um cabelo feio e maltratado. Parei por 6 meses de passar química. E cansada de não me sentir bonita, no período da transição, fui ao salão e mandei cortar tudo. Foi ali que me redescobri, que vi de verdade como era o meu fio. E entendi que quando assumi a autonomia de poder ter o cabelo que eu desejava, comecei a ser notada como referência de coragem e autencidade. Aos poucos, o cabelo que eu desenhava na mascote da minha marca, era mais parecido com o meu. Por isso quando me perguntam: "Essa sua mascote é você, né?" Eu respondo: "Não, fui eu quem imitei ela!"
Fico muito feliz hoje, por poder ser referência e ajudar muita gente que quer e precisa ter esse contato com o natural.
Ligia na época em que alisavas os cabelos

Após o big chop! Quem diria que existia TUDO isso debaixo de alisantes?

E um recadinho para nossos leitores?
Os fios dos nossos cabelos conduzem não só a nossa auto estima, mas a nossa ancestralidade, novas ideias, ideais e coragem. 
Ter um cabelo natural e ser uma garota black power é algo muito mais além do que um corte de cabelo e estar seguindo uma tendência de moda... É se conhecer de verdade e se diferenciar por não ter medo de padrões sociais. Seja o que você quiser, mas saiba de verdade quem é você!

Para conhecer mais sobre a marca que estava fazendo a cabeça da mulherada, acesse http://www.devassasbrasil.com ou no Facebook, "Devassas.com"


 Cores vibrantes são marcas registradas das regatas Devassas

A diva Taren Guy amando sua regata Black Barbie

You Might Also Like

12 comentários

  1. Minha amiga arrasa, muito fã de meu amore e parceira Lígia Parreira e de sua história.

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista! Polly! Ligia é minha alma gemea black, meu pom pom metade! lol...luxo, babado e confusão!

    beijo...

    Luna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o máximo como a Devassas é que influenciou a identidade dela!

      Excluir
  3. Ligia & Devassas...fundamentais no processo de reconhecimento e empoderamento da mulher negra! #valeunega!!

    ResponderExcluir
  4. Amo a Devassas!
    Conheci a marca no Facebook e faço as minhas comprinhas online, já que moro no interior de SP.
    É ótimo poder vestir roupas com a nossa cara, com a nossa beleza e ainda provocar o espanto dos mais conservadores.
    Lígia, você é linda! Obrigada pelas criações! S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as peças são lindas!!!
      Obrigada pela visita, Marina!

      Excluir
  5. Parabéns, Ligia Parreira!
    Mulher coerente com a sua proposta de vida e profissional. Mulher cheia de personalidade! Guerreira, SUCESSO!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns,Lígia Parreira!!! Estamos muito bem representadas por você!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

recent posts

Like us on Facebook

Popular Posts