A união faz a força - entrevista com Élida Aquino

13:47

Há aproximadamente um ano uma amiga me enviou o link de uma página no Facebook e quando a abri meu sorriso esboçou instantaneamente. Não somente era uma página cheia de inspiração, mas também em português! Eu já tinha visto inúmeras páginas focadas na comunidade afro natural, mas todas em inglês. Já estão sabendo de que página estou falando? É isso aí, Meninas Black Power.
Lá você encontra inspirações de casais com cabelos nas alturas, noivas, crespos, cacheados, dreadlocks e tudo que você imaginar! Da maquiagem ao acessório, da enquete às dicas, a página me surpreendeu por não apenas ser um espaço para debate, mas um local onde qualquer um pode se encontrar. 



A fundadora da página, Élida Aquino, é daquelas que verdadeiramente crê que a união faz a força. Quando comecei o blog mandei um email dizendo que gostaria de trocar "figurinhas" com o MBP. A resposta, chegou a jato: Aaaa! Com certeza ABSOLUTA. Obrigada por fazer parte do "bonde". 

Conheça agora um pouquinho mais dos bastidores do Meninas Black Power.


O que é o coletivo Meninas Black Power?
Somos um grupo de mulheres negras que assumiram o cabelo crespo natural. Falamos sobre estética negra, política, cultura, educação e o que mais nos contemplar. Nossos principais objetivos são auxiliar mulheres negras que não compreendem o próprio cabelo e promover projetos sócio-educativos que abordem a questão da identidade, valorização da ancestralidade e respeito às diferenças.
Frequentemente há enquetes sobre o universo das Volumosas e Crespas

Inspirações de tirar o fôlego e motivar qualquer um

É claro que eu, Polliany, quis saber se a Élida sempre soube que ter volume nas alturas era algo lindo, se tinha sido esse amor que a fez querer motivar outros. Para minha surpresa...

Como a sua história a motivou para começar o projeto?
Eu usei produtos químicos dos 9 aos 18, alisei dos 14 aos 18. Minha transição começou por conta de um relaxamento mal feito que resultou em queda e quebra radical. Fiz meu big chop aos 18 anos, na escola e com tesoura de papel, cumprindo a promessa de que se passasse no vestibular, voltaria ao meu cabelo. Nesse dia eu saí escondida da escola e parecia um menino. Me escondi até o dia seguinte e corri pra trançar. Passei nove meses com as tranças e quando tirei ele já estava bem maior. Nessa fase me informei, entendi meu cabelo como parte de mim e começamos a evoluir juntos. Tive uma recaída, fiz um segundo big chop e dessa vez não camuflei. Aproveitei todo conhecimento, defini meus métodos e estamos até hoje aqui, lindos e inteiros.

Élida e seu Volume

Uma de suas fotos que eu mais amo, cabelo solto, volumoso e com muita definição

Pedi para Élida nos deixar uma mensagem e se eu morasse no Rio a daria um abraço estilo Felícia do Looney Tunes de deixá-la sem fôlego.


Deixe uma mensagem para os nossos leitores.
Comece ignorando opiniões alheias, que desestimulam e abatem. Pense nos motivos que te levam ao retorno pro natural e lembre que um cabelo comprado e camuflado não representa ninguém. Além disso é importante não ter medo de cortar, não desistir na primeira recaída (já que é difícil eliminar costumes de uma vida inteira e todas nós podemos vacilar e querer voltar), aproveitar todas as fases de crescimento do cabelo sem pressa e se relacionar com ele de um jeito íntimo, amando muito. Entenda o cabelo como parte de você, como um presente recebido e algo que merece ser cultivado.


E é aqui eu grito: Estão Aumentando seus Volumes? Estão cultivando aquilo que é só seu e de mais ninguém?

Chega junto, vai.

Now Playing: Janelle Monáe - Q.U.E.E.N.


You Might Also Like

10 comentários

  1. Uma pessoa simples, com uma ideia simples, que encrespa o conceito de muitas outras em toda parte! Coletivo Meninas Black Power, um coletivo que inspira...

    Prazer imenso conhecer o trabalho de vcs... Muito show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor! Que simplicidade e disciplina nos mantenham no caminho, sempre em busca da transformação. Muito obrigada pelo carinho.

      Excluir
    2. Feliz pra caramba de ter encontrado vocês, e saber que toda inspiração veio desse grupo, simplesmente adoro vocês, sucesso sempre!

      Excluir
  2. Muito orgulhosa de Conhecer essa Nega , tamo junto Élida , Meninas Black Power é a minha inspiração pra não alisar mais ! *-*

    ResponderExcluir
  3. Adoro a página, é uma inspiração :)

    ResponderExcluir
  4. Me sinto tão feliz em saber que faço parte dessa geração inavodara que acredita na beleza natural(na nossa beleza natural), admiro cada uma de vocês e considero cada uma como exemplo de vida, admiro pela coragem, coragem que me fez parar de usar química nos cabelos! Estou completando 6 meses de natural e me sinto extremamente feliz e quem me conhece sabe bem disso. Obrigada por tudo MBP, vocês são os meus exemplos!! Um grande beijo crespo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Rafa! Parabéns pela decisão. E vivaaaa mais uma pro time!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu acompanho o "Meninas Black Power" desde a época do Orkut, cara. E foi lá que encontrei toda a força e inspiração pra voltar ao natural. Esse ano já vou completar 4 anos sem química, nem acredito! Passou tão rápido e me mudou tanto, só tenho a agradecer à Élida e à todas as meninas que fazem parte do "bonde" haha. Só gente linda ;*

    ResponderExcluir

recent posts

Like us on Facebook

Popular Posts