CoWash - O quê? Abolir shampoos?

10:18



Que o shampoo pode ser um grande vilão muita gente já está careca de saber. Ele retira as impurezas de nossas cutículas capilares, mas junto na espuminha vai muito do nosso santo óleo natural. Eu fui descobrir isso depois que aderi o blackão e via o meu "topo" eternamente com pontas mais ressecadas. Não entendia porque mesmo com tanta hidratação semanal o cabelo todo nunca estava macio o suficiente. 

Aí fui fazer as pesquisas. Eis aqui a mera verdade: cabelo enrolado requer mais tempo para seu óleo natural chegar até as pontas. 
Pensemos juntas nesse momento, os lisos o tal óleo que vem da raiz deve escorregar rapidinho. Agora nas nossas molinhas, deve ser algo como um escorregador do brinquedão do McDonalds. 
Você deve estar se perguntando "Então,Gata, onde você quer chegar?Não sou criança e falar de playground não me atrai". Eu quero instigá-las a pensar em como fazer o tal óleo chegar lá! É isso!
Arregacei as mangas há um ano e fui descobrir como "milagrosar"a hidratação natural do cabelo. 
Foi aí que dei de cara com vááários artigos sobre CoWash. 
Meninas, aguentem o coração. Já pensaram em lavar o cabelo sem o vilão shampoo? Ah não? Pois é, Eu também não pensava nisso. 
Mas é isso mesmo! O " Co " de "CoWash" tem a ver com Condicionador. QUÊ??? Não me diga que a tradução literal disso é lavar com condicionador???
De acordo com Jc do Blog The Natural Bloom,  esse método consiste em literalmente lavar o cabelo com um condicionador.
Agora, isso é possível? Sim! E não é por causa dos surfactantes, pois eles servem, na verdade, para se aderir ao cabelo. Ao contrario dos do shampoo que aderem ao óleo do cabelo e os solta. Por fim, o shampoo se desfaz mais do óleo e sujeira do que o condicionador, e o condicionador mais do que só água. É possível lavar o cabelo com condicionador, mas há algumas restrições determinantes que vão fazer isso dar certo a longo prazo.

1. Nao lavar com cremes muito densos. 

Se voce quiser cowash com frequencia(3x por semana ou mais), escolha um condicionador mais leve. Nada de máscaras capilares ou cremes om queratina. Quanto mais leve o condicionador melhor! Os ingredientes nos cremes mais densos grudam mais nos fios. Claro que isso não significa que tais ingredientes sao ruins, mas esses produtos devem ser usado com menos frequencia para nao causar acúmulo. Use máscaras só quando achar necessário e NADA de aplicar na raiz!

2. Cuidado com o silicone

Os óleos de silicones puros se aderem a cúticula do cabelo fortemente, ou seja, CoWash não vai ser forte o suficiente para limpar seus fios e couro cabeludo. Para ser bem sincera, meu cabelo não se dá bem com silicones. A sensação que tenho é de que o fio fica hipermeabilizado e nada mais penetrará por muitos anos (olha o drama e ênfase da moça!).

3. Alternar com shampoo

Lavar o cabelo com um shampoo é a chave do sucesso para essa rotina. O vilão é essencial para jogar ralo abaixo todo excesso de produtos e sujeirinhas do cabelo. A ideia é lavar os fios antes de ocorrer um problema. Alterne. Lave uma vez por semana, a cada 15 dias ou até mesmo uma vez por mês... Mas não me vai esquecer! 

4. Considere sua rotina

Quem pratica exercícios com frequência e transpira bastante talvez perceba que lavar com shampoo diariamente é algo muito abrasivo, assim CoWash pode ser a soluçâo. Porém se você vive ou trabalha em locais muito poluídos, o shampoo tem que existir mesmo na sua vida. Uma alternativa interessante seria encontrar um shampoo mais leve, como para cabelo de bebê. 



Mulheres, vocês mais do que qualquer outra pessoa conhecem seu próprio bebelo.Eu confesso que quando comecei a fazer isso, comentei com minha dermatologista e ela quase teve um ataque cardíaco na hora. Só faltou lavar meu cabelo no seu consultório! E quando contei para duas amigas? A cara de " Ahn?". Como os fios são meus e quem entende deles sou eu, descobri o que funciona para meus cabelos. 

Meu couro cabeludo não é oleoso, por outro lado, tem suas peculiaridades. Preciso lavar o cabelo com shampoo uma vez por semana e com o anticaspa (aqueles 2 em 1 a cada 15 dias,  para não ressecar tanto.) Nos outros dias, faço CoWash feliz da vida.
Percebi depois de uns 10 dias que o cabelo reagiu super bem! 
Repito, quem sabe a reação de seus cabelos são voces. Tentem o método, mas escutem os sinais de seu corpo!


Fonte: Black Girl With Long Hair com adaptações.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Aaaaah tô amando seu blog, flor!
    amei <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh que bom! Fico feliz de estar fazendo você "amá-lo" hihihihi

      Excluir
  2. Eu faço o cowash e adoro, como vc disse, temos que entender o nosso cabelo para saber o q ele gosta. Eu uso o condicionador óleo reparação da fructis para o cowash, é maravilhoso, e no meu cabelo (uma mistura de 3b e 3c) funciona mto bem. Adorei o post ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha que legal! Nunca usei esse da fructis depois de ter parado de alisar o cabelo. Depois vou testá-lo. Você teve disso, de produtos que funcionavam antes não funcionam mais? L'oreal foi assim comigo. Meu cabelo vira "palha" quando tento usar seus produtos.

      Excluir
    2. Bom, meu cabelo nunca gostou dos produtos da Seda, mesmo esses voltado para cabelos cacheados. Eu sempre achei q o Seda foi feito para cabelos lisos, pq no meu ele não funciona hahaha. Ele vira uma palha, um frizz doido.

      Excluir
  3. eu uso um Daily Cleanser cream No suds da Hair Rules. MARA. Beijo! Luna

    ResponderExcluir
  4. Olá, qual o condicionador que vc constuma usar para o CoWash?

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taty!
      Atualmente uso o Tressemme para cachos.Mas também já usei o neutrox. A questão é usar o condicionador que o seu cabelo já "goste". Só não use máscara capilar ou nada muito consistente para fazer o cowash.
      Beijos!

      Excluir
  5. Yamasterol é bom demais, não sei se foi só impressão minha, mas na primeira vez que usei pra co wash senti meu cabelo muito melhor. Hoje faz 3 dias e estou adorando.

    Obs: Meu cabelo é ondulado.

    ResponderExcluir

recent posts

Like us on Facebook

Popular Posts